O 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil – celebra a data em que nosso país se tornou independente de Portugal, o que aconteceu em 1822.
Feriado nacional – também conhecido como Dia da Pátria – o registro celebra a ocasião em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil gritando "Independência ou Morte", ato que ficaria conhecido como o “Grito da Independência” (ou “Grito do Ipiranga”, já que foi dado às margens do riacho de mesmo nome, em São Paulo).
Talvez você nem saiba, mas, antes do grito, Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que tirassem os símbolos portugueses que levavam nos uniformes. A partir desse momento, simbolicamente, o Brasil deixava de ser colônia de Portugal.
O feriado nacional foi instituído em nosso calendário pelas leis nº 662, de 6 de abril de 1949, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.
O intuito da comemoração é manter na memória do povo a importância deste fato.
O evento mais solene da data é o desfile das forças militares brasileiras, Marinha, Exército e Aeronáutica. O ápice das comemorações fica por conta do cortejo que acontece em Brasília e conta com a participação do presidente da República e seus convidados.
[Fonte: www.calendarr.com]