E estamos na Semana Nacional do Meio Ambiente!
O período de conscientização ecossistêmica foi inserido em nosso calendário em 1981, por meio do Decreto nº 86.028, de 27 de maio daquele ano. O objetivo foi complementar a comemoração do Dia do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 5 de junho.
A proposta do organismo mundial ao criar a data – durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia (ocorrida entre 5 e 16 de junho de 1972) – foi a de chamar atenção de todos os governos mundiais, e da população, para a necessidade de implantar medidas emergenciais com fins de prevenção da degradação do meio ambiente.
A iniciativa se propõe a incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.
Ideias para a conscientização da população a respeito do assunto são muitas. Bons exemplos são palestras nas escolas sobre conscientização para o consumo sustentável, workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica, apresentação de projetos de eco-sustentabilidade, coleta de lixo nas praias e parques, plantio de mudas de árvores em campos e parques públicos e limpeza de hortas e jardins.
É, mas, em tempos de pandemia e de isolamento social, usar a tecnologia e aproveitar a data para disseminar, pelas redes sociais, o ideal de proteção da natureza já ajuda bastante.
Feliz Semana do Meio Ambiente!
[Fonte: www.calendarr.com]