Chega aqui mais pertinho e confessa para a gente: você era “amigão (ona)” de esportes quando era criança?
Se a resposta foi negativa, pode apostar, aí está um dos motivos do sedentarismo que tomou conta da sua vida adulta.
Sim, é fato, a prática de atividade esportiva regular é definitiva para que crianças cresçam de maneira saudável.
São os especialistas que dizem: exercícios melhoram o desenvolvimento intelectual da molecada, deixando-a mais esperta e inteligente, além de contribuir para seu desenvolvimento motor, para o fortalecimento dos ossos e para o aumento da elasticidade.
Além do mais, já reparou que, para os pequenos, a atividade física contínua não promove – após sua execução – nem sensação dolorida no corpo, nem de músculos cansados? Sabe o porquê?
Nós, da UNEF, te contamos...É que as crianças têm menor capacidade de produzir lactato (substância resultante do metabolismo da glicose, que fornece energia).
A prática de atividade física na infância só traz benefícios para o desenvolvimento da criança, por isso deve ser – sempre – estimulada.
Entre as inúmeras vantagens da prática de atividade física no começo da vida estão: ossos mais fortes, crianças mais altas, manutenção do peso adequado, melhoria da auto-estima e, como já adiantamos no começo dessa conversa, uma atenuação – efetiva – no risco de sedentarismo na vida adulta, o que significa redução das possibilidades de problemas cardíacos e eventos como infarto ou AVC.
Dentre os exercícios físicos mais indicados às crianças, segundo pediatras, estão: natação, ballet, corrida, ginástica artística, judô, karatê, basquete e futebol.
[Fonte: Tua Saúde]