Você gosta da área de fotografia? Pensa em se especializar nesse ramo profissional? Que bacana! Sabia que, neste 8 de janeiro, celebramos o Dia do (a) Fotógrafo (a)?
Pois é, aproveitando a data e para te ajudar a pavimentar um caminho de sucesso e realização profissional, nós, da UNEF, passamos por aqui para deixar umas dicas importantes, vem ver...
O primeiro passo é tornar-se um (a) fotógrafo (a) profissional. Para tal, você deve investir em bons cursos (superiores, técnicos ou livres) e se dedicar a aprender técnicas, começar a desenvolver seu próprio estilo de fotografia. Acredite, estudar vai te aproximar de boas referências e ajudar a encontrar profissionais que podem se tornar bons parceiros no futuro.
Ah, também é preciso investir em bons equipamentos, viu? Usar boas câmeras, lentes, ferramentas de iluminação e softwares de edição será fundamental para deixar suas fotos ainda mais bonitas e impressionar os seus clientes.
Uma próxima providência muito recomendável é escolher qual das áreas da fotografia mais te agrada. Sim, existem muitos nichos para serem explorados (como, por exemplo, fotografia de produto, de moda, social, gastronômica e jornalística) e, na hora de escolher, você deve levar em consideração fatores como identificação com a área, oferta de trabalho e situação do mercado.
Enfim, para ter sucesso atuando no ramo da fotografia, vale avançar em etapas importantes (e certeiras)...
A primeira delas: faça um bom planejamento. É uma realidade, além do amor pela arte, é mais do que necessário focar no negócio a fim de que ele cresça. Então...planeje! Para organizar as ideias, criar estratégias / metas e, assim, progredir na sua atividade profissional.
A próxima dica é investir em boas parcerias. Nunca perca de vista que ter bons parceiros é indispensável para quem quer trabalhar com fotos. É que, ao buscar outros profissionais / empresas que atuam na mesma área, você poderá conhecer novos clientes e ganhar ainda mais experiência.
E, por último, aprenda a lidar com a concorrência. Quem tem um negócio de foto precisa saber encarar a concorrência. É preciso, primeiro, estudar muito bem as empresas que vendem para o mesmo público que você. Depois, é fundamental – a partir da identificação de seus pontos fracos e fortes – aprender quando é válido (ou não) bater de frente com seus concorrentes.
E então? Tudo anotado aí?
Boa sorte, bons cliques e...Feliz Dia do (a) Fotógrafo (a)!
[Fonte: meunegocio.uol.com.br]