Dia do Bibliotecário: conheça a origem da data

Dia do Bibliotecário: conheça a origem da data  whatsapp

Neste 12 de março celebramos um (a) profissional que é essencial para o progresso cultural do país: o (a) bibliotecário (a)! 

Formado (a) em Biblioteconomia, o (a) homenageado (a) do dia faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas, entre elas, catalogação e indexação de obras e manutenção de sistemas informáticos. 

A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, com efeitos em todo o território nacional.

Mas...por que será que, justamente, esta data foi a escolhida para tal celebração?

Chega mais que, nós, da UNEF, vamos te contar!

O Dia do (a) Bibliotecário (a) é celebrado em 12 de março em referência ao dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Após muitos anos de trabalho na Biblioteca Central da Universidade do Brasil, Bastos Tigre assumiu a direção do lugar e permaneceu exercendo o cargo mesmo após a aposentadoria.

Além de bibliotecário, Bastos Tigre também era engenheiro. Foi escritor, poeta e publicitário dos melhores! 

Sim, você não deve saber, mas o famoso slogan “Se é Bayer é bom” foi criado por ele. E se considerarmos que – nascido em 1882 e falecido em 1957 – já tem um boooom tempo que o bordão foi criado, ainda ouvirmos a frase nos dias atuais – mais de 60 anos após a morte de seu criador – é um feito e tanto, não?

Coisa de mente genial!

A todos os profissionais homenageados hoje, nós, da UNEF, desejamos um Feliz Dia do (a) Bibliotecário (a)! 


[Fonte: www.calendarr.com]