Recentemente, no último dia 7, celebramos os 198 anos da Independência do Brasil.
Vamos pegar carona na comemoração para te perguntar: você sabe quais são os símbolos nacionais e quais são os seus significados?
Sim? Não?
Nós, da UNEF, vamos te contar. Chega mais...
Os símbolos nacionais são a bandeira, o brasão, o selo e o hino nacional de um país. Todos os países têm os seus e eles são usados em eventos (cerimônias, eventos esportivos, etc.) e documentos oficiais. Os nossos foram implementados em 1º de setembro de 1971, pela Lei n° 5.700.
Integrantes da Constituição, nossos símbolos nacionais trazem grande valor histórico e identificam nossa nação. Juntos, eles representam a união da nação, a soberania do nosso país.
Vamos a uma explicação básica sobre cada um deles?
- Bandeira Nacional: composta por um retângulo verde, um losango amarelo sobreposto e um círculo azul com estrelas brancas que traz, atravessada, uma faixa branca onde se lê o lema positivista: “Ordem e Progresso”. Foi instituída em 19 de novembro de 1889. As cores da bandeira - o verde e o amarelo - são herdados da bandeira imperial e significam a Casa de Bragança (verde) e a de Habsburgo (amarelo).
As cores ainda fazem referência às riquezas do nosso país (verde das matas e florestas, amarelo do ouro, azul do céu). As estrelas simbolizam as 27 unidades federativas do país (26 estados e o Distrito Federal) e, por fim, a disposição das estrelas vista na bandeira corresponde à constelação Cruzeiro do Sul, no céu do Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República do país.
- Armas Nacionais: trata-se do Brasão da República, uma figura usada nos prédios públicos que foi criada pelo engenheiro Artur Zauer no governo do Marechal Deodoro da Fonseca. O Brasão é representado por um escudo redondo azul celeste que está apoiado numa estrela de cinco pontas. No centro, traz a constelação Cruzeiro do Sul sobre uma espada.
Em cima desta está escrito “República Federativa do Brasil”, do lado esquerdo “15 de novembro”, e “de 1889”, à direita. Ao redor vemos uma coroa formada por um ramo de café, à direita, e outro, de fumo florido, à esquerda. Seu uso é obrigatório pelas Forças Armadas e os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
- Selo Nacional: usado em documentos oficias (cartas, diplomas, certificados, etc.) com o intuito de autenticar atos do governo, foi criado no governo de Marechal Deodoro da Fonseca. É representado por uma esfera com as estrelas da bandeira que indicam as 27 unidades federativas do país, traz a inscrição "República Federativa do Brasil" e, no meio, uma faixa branca com o lema nacional: "Ordem e Progresso".
- Hino Nacional: foi composto por Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva para a celebração da Independência do Brasil, em 1822. Comemorado, em específico, em 13 de abril, o Hino Nacional é cantado nas aberturas de eventos cívicos, patrióticos, culturais, esportivos, escolares e religiosos.
Interessante a história dos símbolos nacionais, não? E eles – reunidos – também têm uma data de celebração no calendário, sabia? É 18 de setembro!
Como o último que citamos foi o Hino Nacional, vamos deixar aqui o desafio...
Será que você sabe cantá-lo, inteirinho, com as duas partes? Sim, são duas, lembra?
Vamos deixar aqui a primeira estrofe da primeira parte. A gente começa e você continua, ok?
Vamos lá...
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante (...)”
Feliz Dia dos Símbolos Nacionais!