É tão bonitinho ver uma criança ter os primeiros contatos com a educação básica, não?
Quando os pequenos estão ali, entre os zero e cinco anos de idade, começam a estabelecer os vínculos iniciais com a escola, por meio do ensino infantil...ou educação infantil.
A finalidade maior da educação infantil é promover desenvolvimento dos pequenos estudantes no que tange aos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.
Esta é uma fase, também, bastante importante porque é nela que as crianças começam a interagir com pessoas de fora do seu círculo familiar e comunitário, especialmente por meio da realização de jogos e atividades que trazem o lúdico em seu bojo.
E por que a existência fora do convívio familiar é tão significativa para a formação de uma criança?
Nós, da UNEF, respondemos.
É que é nesta fase que os pequenos começam a aprender a lidar com as diferenças, desenvolvem personalidade e autonomia e passam a criar laços de amizade. Além disso, é nesta época que têm início as descobertas nas mais diversas áreas do conhecimento.
Na realidade, a Educação Infantil funciona como base para as etapas subsequentes da educação formal. Por isso, o aproveitamento integral desta etapa viabiliza que os pequenos cresçam com maior independência e terminem por obter mais sucesso em sua vida escolar e individual.
É um processo fácil para os educadores? Não, afinal lidar com bebês e crianças muito pequenas requer cuidados especiais e muito tato. Mas a proposta pedagógica da educação infantil conta com a realização de jogos, brincadeiras e atividades prazerosas que, além de ensinar, divertem bastante, o que torna o processo de construção do conhecimento muito mais assertivo e animado.
Apesar de a Educação Infantil, como já dissemos, contemplar crianças de zero a cinco anos de idade, no Brasil, só é obrigatória para crianças de quatro anos em diante. Por aqui, crianças de 0 a 3 anos pode ser matriculadas em creches, o que é totalmente facultativo, ou seja, vai depender da vontade (ou necessidade) dos pais.
Os pequenos brasileiros têm a Educação Infantil como um direito assegurado por lei. Isso faz com que o estado seja obrigado a disponibilizar espaços e profissionais adequados para atendê-los da forma correta.
[Fonte: www.educamaisbrasil.com.br]