Incentivo à leitura na infância estimula imaginação e vocabulário das crianças

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Ler! Eis uma atividade que, simples, tem um grande poder: o de abrir inúmeros horizontes para aqueles que cultivam o hábito.

Quando a leitura é estimulada ainda na tenra infância descortina-se para uma criança a oportunidade de conhecer o mundo encantado dos livros, seja por meio de clássicos infantis, contos, lendas, anedotas ou quadrinhos, por exemplo.

É por isso que é fundamental que professores atuem como elementos de ligação entre os alunos e os livros, que sejam os condutores do acesso ao mundo do faz-de-conta. A leitura na infância amplia o potencial imaginativo da criança, tornando-a mais criativa.

Ser um bom contador de histórias é uma forma bastante interessante de incentivar crianças a gostarem de ler e desenvolverem o hábito da leitura.

Mas esta leitura não deve ser apenas por prazer, o objetivo principal deve ser o de promover a capacidade reflexiva e crítica (o que acontece quando o / a professor /a abre espaço para discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas ideias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história).

Levar os alunos a fazerem uma visita semanal à biblioteca da escola ou, ainda, brincar com teatro, fantasias, buscando a representação dos textos lidos também são excelentes formas de incentivar a leitura, visto que o aluno percebe que – para simular – precisa ter uma história em mente. 

Enfim, o importante é que a escola abra espaço para esse tipo de trabalho e que professores incentivem seus pequenos alunos ao hábito da leitura, sempre visando o aumento do vocabulário, a riqueza de ideias, a desinibição, a constituição de uma fala desenvolta e a proximidade dos acontecimentos sociais.


[Fonte: Brasil Escola]