Nós, da UNEF, passamos por aqui hoje para conversar com você sobre o exame de mamografia.
Sabe nos dizer, exatamente, do que se trata e para que serve?
Caso não tenha muita ideia, nós vamos te explicar.
A mamografia é uma espécie de raios X das mamas. Trata-se de um exame simples, porém muitíssimo importante, visto que ajuda no diagnóstico precoce do câncer de mama (o segundo
tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, que fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma).
A mamografia tem por principal objetivo o rastreamento do câncer de mama. O exame em questão constitui recurso importantíssimo para os médicos visto que consegue detectar nódulos nos seios antes mesmo de eles serem palpáveis.
Em geral, para fins de confirmação de diagnóstico, é necessário realizar biópsia (que identifica se o tumor é maligno ou benigno e outras características mais específicas).
Mas quem deve fazer a mamografia? E quando?
A indicação do Ministério da Saúde é para mulheres entre 50 e 69 anos e a recomendação é que façam o exame de mamografia a cada dois anos.
Entidades médicas – como o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) – discordam um pouco no que tange à faixa etária. Elas recomendam que mulheres se submetam ao exame, anualmente, a partir dos 40 e até os 74 anos.
Em casos específicos – como quando há histórico de casos de câncer de mama na família – o (a) médico (a) pode solicitar o exame em idades mais jovens e intervalos mais frequentes.
O exame de mamografia é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) mediante prescrição.
[Fonte: drauziovarella.uol.com.br]