20 de novembro! Hoje celebramos os (a) biomédicos (as), sabia?
Mas, afinal de contas, o que estes (as) profissionais fazem?
A gente te conta, vem ver...
O (A) biomédico (a) pesquisa as causas e a cura de doenças que afetam os seres humanos. É uma carreira que tem bastante conteúdo de Biologia, Medicina e Farmácia, além de inúmeras áreas de atuação. Entre as mais conhecidas, podemos citar: Análises Clínicas, Acupuntura, Biossegurança, Estética, Embriologia e Reprodução Humana, Genética, Microbiologia, Saúde Pública e Toxicologia.
A carreira de Biomédico (a) vem se tornando bem popular no Brasil, especialmente impulsionada por novas descobertas científicas, pelo crescimento das pesquisas de tratamento genético (células-tronco), tratamentos de fertilidade, descoberta e cura de novas doenças e a necessidade de criar ou melhorar vacinas.
Este (a) profissional pode acumular várias habilitações diferentes, mas, para isso, é preciso que faça estágios, pós-graduações, concursos, provas, além de cumprir todas as exigências do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).
Para enveredar por esta carreira é preciso estudar por quatro anos em uma faculdade de Biomedicina. Visto que o foco da profissão é a pesquisa, identificação e classificação de microrganismos que causam doenças (além da busca contínua por novas formas de tratamentos, remédios e vacinas), o curso é cheio de atividades de laboratório.
Ah, você já é um (a) biomédico (a) formado (a) e já atua em uma das mais de 30 habilitações possíveis, que vão da Genética à Biossegurança, passando pela Estética, Hematologia (estudo do sangue) e Biofísica?
Então...parabéns pelo seu dia!
[Fonte: Guia da Carreira]