Os quatro Ps do Marketing – preço, produto, praça e promoção – constituem as principais variáveis que uma empresa utiliza para apresentar sua oferta ao público-alvo e alcançar seus objetivos de mercadologia.
De acordo com Philip Kotler, que popularizou esse conceito, os 4 Ps do Marketing são variáveis controláveis pelas empresas, logo, são decididas no momento do planejamento, internamente, de acordo com os objetivos de marketing, sempre com o intuito de influenciar as respostas dos consumidores.
As variáveis em questão são interdependentes, visto que uma influencia a outra. Logo, caminharem em consonância é fundamental para o alcance do sucesso.
Algumas dicas bacanas para que o composto de Marketing dê os resultados esperados são investir nas pesquisas de mercado, envolver a equipe de trabalho nas definições e pensar – com especial atenção – no ambiente digital.
Um bom exemplo do sucesso advindo dos 4 Ps bem aplicados é o Spotify, serviço de streaming on demand de áudio.
Líder mundial no seu mercado, com 320 milhões de usuários, foi desenvolvido na Suécia, mas ganhou o mundo: hoje está disponível em 92 países em 5 continentes.
A estratégia para alcançar este ponto foi a do preço. A marca adotou o modelo freemium, ou seja, o usuário pode aproveitar uma versão gratuita limitada (com anúncios, sem músicas offline e outras limitações) ou adquirir planos pagos com todos os recursos.
Esse modelo popularizou o uso do aplicativo e potencializou os planos Premium.
Interessante, não?
[Fonte: rockcontent.com]