Conta aqui para a gente...você é gateiro (a)? Cachorreiro (a)? Tem algum outro pet em casa?
Estamos no verão, a estação mais quente do ano. Você lembrou que seu (ua) amigo (a) requer cuidados especiais nessa época para que não tenha problemas de saúde?
Nós, da UNEF, trouxemos algumas dicas de especialistas para que você fique esperto (a) e possa oferecer a melhor qualidade de vida possível para o seu bichinho de estimação.
A primeira coisa que você tem de ter em mente é que animais – assim como os seres humanos – podem sofrer muito com o calor excessivo, especialmente em épocas como a atual.
Portanto, preste atenção em alguns tópicos importantes:
- Hora de passear: é aconselhável que, em época de altas temperaturas, evite-se o período entre 10 e 16 horas.
- Hidratação: o bichinho deve ter, sempre, por perto uma tigela com água filtrada fresca e limpinha durante todo o dia e noite. Um cão, por exemplo, segundo os especialistas, precisa – em média – de um consumo hídrico de 60 ml/kg/dia.
- Proteção solar: usar protetor solar, especialmente nas áreas do corpo que contam com pouco pelo, deixa a pele do animal mais protegida.
- Banho e tosa em dia: os banhos semanais e a tosa higiênica servem tanto para refrescar os pets como para mantê-los limpinhos. No caso dos animais de pelagem longa, a recomendação – para os dias muito quentes – é uma tosa mais curta (como a “tosa bebê”, por exemplo, que facilita a limpeza das patinhas, barriguinha, focinhos e região traseira no dia-a dia).
E então?
Tudo anotado aí?
[Fonte: esbrasil.com.br]