Hoje a gente veio te falar sobre um registro fofo no calendário mundial.
Fofo?
Isso mesmo, fofo! Vimos te falar sobre a Semana Mundial da Amamentação, que, todos os anos, acontece entre os dias 1º e 7 de agosto.
A campanha anual foi lançada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação), em 1992, com o intuito de dar visibilidade à amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema na prática e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação.
É de conhecimento de todos que o aleitamento materno produz inúmeros benefícios tanto para mãe quanto para o filho.
Para o bebê, o leite materno constitui poderosa proteção contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Ainda diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Já foi comprovado que crianças amamentadas no peito são mais inteligentes.
Para a mãe, a amamentação é muito eficaz para reduzir o peso de forma mais rápida após o parto, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal (diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto) e ainda reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.
Para o processo da amamentação transcorrer da melhor maneira possível, algumas dicas do Ministério da Saúde são:
- O bebê deve pegar bem o peito, abocanhando a aréola (parte escura em volta do bico);
- A mãe deve lavar seu peito só com água e não passar sabonete nem pomada nas mamas. O sutiã deve estar sempre seco;
- Em caso de rachaduras nos mamilos, é recomendado observar se a pega está correta e, se não, tentar mudar a posição de o bebê mamar;
- Recomenda-se tomar sol nas mamas, de manhã ou à tarde, e aproveitar, também, para dar um banho de sol no bebê. A criança deve ficar sem a roupinha, para que o sol bata diretamente em sua pele;
- Por fim, em caso de mamas muito cheias (ou endurecidas) é preciso retirar o excesso de leite, o que promoverá alívio para a mãe e facilitará a pega pelo bebê.
Viu? Não dissemos que o assunto de hoje era fofo?
Feliz Semana Mundial da Amamentação!
[Fonte: www.prematuridade.com]